Prova via formulário online

Uma outra possibilidade do uso dos recursos digitais se refere a utilização de formulários online para a realização de provas. As opções de ferramentas mais famosas são o Google Forms e o Office Forms, ambas exigindo cadastro nas respectivas plataformas. Nestas, o professor pode elaborar questionários com questões objetivas e dissertativas, utilizando de ferramentas de vinculação hipertextuais. Assim, é possível inserir nas questões links, imagens, videos e GIFs, indo além das possibilidades da prova tradicional em papel. Dessa forma, é possível elaborar provas enriquecidas, que estimulem processos reflexivos mais potentes, não se limitando a mera relação de descarrego de informações pelo estudante.

Diversas são as possibilidades de uso, desde abordagens mais abertas, em que o estudante pode fazer uso de recursos extra-prova, como os já mencionados, até abordagens mais restritivas, com o bloqueio da página e a limitação do acesso dos alunos. Assim, o professor pode definir o tipo de avaliação que pretende aplicar, tendo maior controle ou não. Nessa mesma linha, por se tratar de uma atividade online, o professor pode programar para que a prova seja respondida em casa, configurando uma janela de entrega, para que os estudantes concluam a atividade avaliativa. Cabe ao professor determinar o que melhor se ajusta às necessidades da turma.

Quanto ao modo como as respostas são apresentadas ao professor, ambas as plataformas citadas dispõem de duas possibilidades de visualização: por gráficos e listagem de respostas individual ou coletivamente, e por planilha, em que cada estudante corresponde a uma linha e as questões correspondem as colunas. Para o caso da correção de provas, o indicado é a utilização das planilhas, um vez que oferecem acesso facilitado aos dados produzidos pelos estudantes, possibilitando uma avaliação mais segura por parte do professor. Assim, o professor poderá rapidamente corrigir as questões objetivas e fazer a leitura e avaliação das questões dissertativas, agilizando seu trabalho. Também é possível realizar a correção automática das questões, dando retorno ao estudante conforme as respostas que fornece, o que facilita no caso de provas com muitas questões objetivas. 

Em fim, os formulários são interessantes ferramentas que podem ser implementadas em sala de aula, expandindo as possibilidades e oportunizando novas experiências aos estudantes. Cabe, no entanto, alertar que seu uso deve vir acompanhado de uma importante reflexão por parte do professor sobre o método avaliativo em si, para que a avaliação se afirme como um processo que agregue à aprendizagem do estudante, e não se limite apenas a transferência de informações decoradas por parte deste.

Link interessante para começar a criar provas via formulários: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/como-criar-provas-utilizando-o-google-forms.htm




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