Filosofia no Sway

Título: Filosofia no Sway

Tema: Variado

Objetivo: Compreender o pensamento e os conceitos de um determinado filosófo através da criação de uma apresentação na plataforma Microsoft Sway.

Conceitos relevantes: A plataforma Microsoft Sway faz parte da família de produtos da Microsoft Office, estando disponível online para qualquer usuário que disponha de uma conta Microsoft. Trata-se de um programa de apresentação que permite aos usuários combinar textos e mídias para criar um site apresentável e interativo.

Referências bibliográficas:

A ser definida pelo professor ou professora conforme a opção de filósofo realizada.

Tempo estimado: quatro períodos de 50 minutos cada.

Procedimentos:

Inicialmente a turma será dividida em grupos, para que os estudantes possam organizar-se para preparar a construção da apresentação. Em seguida, o professor fará uma apresentação da plataforma, demonstrando como inserir elementos e organizar o site. É desejável que os estudantes já disponham de computadores neste momento, para que possam ir acompanhando o que é feito pelo professor. Na sequência, o professor deverá fazer uma breve introdução do pensamento do filósofo ou filósofa a ser trabalhado na atividade, garantindo que os estudantes tenham o mínimo de subsídios para realizarem as buscar por conta própria. Não há necessidade de uma explicação exaustiva, uma vez que se pretende explorar com a atividade justamente as dúvidas que vão surgir ao longo do desenvolvimento da atividade. Isto é, os pormenores da explicação serão fornecidos diretamente aos grupos conforme encontrem dificuldades na pesquisa.

Os grupos deverão contemplar na apresentação uma breve apresentação biográfica do filósofo ou filósofa, destacando seu contexto histórico e geográfico. Imagens e mapas poderão ser utilizados nessa etapa para ilustrar o que for apresentado no texto. Em seguida, deverá ser destacada a principal ou principais obras do autor, situando-a no contexto de seu pensamento. Na sequência, os estudantes deverão gravar pequenos vídeos (de até 3 minutos) apresentando conceitos criados pelo filósofo ou filósofa que está sendo trabalhado na atividade. A proposta é que sejam descrições breves e objetivas, apenas para verificar o grau de apropriação dos conceitos pelos estudantes. A partir daí os grupos deverão situar o pensamento do filósofo ou filósofa no contexto contemporâneo, apresentando reverberações de seu pensamento atualmente. Por fim, os estudantes deverão fazer um levantamento de materiais e preparar uma lista, disponibilizando caminhos para quem pretender aprofundar-se no tema.

Por conta da complexidade da atividade, está deverá ser planejada para ocorrer em mais de um período, permitindo que os estudantes possam realizar as criações com tempo suficiente para gerar uma apropriação crítica. É recomendável também que o processo criativo seja realizado em sala de aula, possibilitando o acompanhamento e apoio do professor. Ajustes nas proposta são recomendados em função do filósofo escolhido para ser trabalhado, possibilitando que haja uma maior integração com a tecnologia utilizada. É opcional, mas altamente recomendado que haja um momento de síntese final com a turma, no qual cada grupo apresenta sua criação destacando aspectos e justificando escolhas. Nesse momento de síntese é indicado que se destaque a abordagem dos conceitos, deixando em segundo plano os aspectos biográficos, para não tornar cansativas nem repetitivas as apresentações.

Materiais de apoio: Computador, câmeras digitais ou aparelhos celulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As faces da felicidade

Abordagem hipermidiática de problemas filosóficos