ChatGPT e Filosofia

 Título: ChatGPT e Filosofia.

Tema: Variado.

Objetivo: Aprofundar as aprendizagens através da comparação entre as produções dos estudantes e as produções da ferramenta digital.

Informações relevantes: O ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala treinado pela OpenAI. Ele foi projetado para gerar respostas humanas em tempo real para uma ampla variedade de tarefas de linguagem natural, incluindo bate-papo, tradução, sumarização e geração de texto. O ChatGPT é capaz de aprender a partir de uma ampla variedade de dados e possui um vasto conhecimento sobre o mundo, o que lhe permite fornecer respostas precisas e informativas para uma ampla gama de perguntas.

Referências: Página oficial do ChatGPT: https://openai.com/blog/chatgpt 

Tempo estimado: Dois períodos de 50 minutos cada.

Procedimentos:

Essa atividade propõe a utilização da inteligência artificial do ChatGPT para a apropriação dos conteúdos trabalhados na disciplina de Filosofia. Sugere-se que se insira na sequência dos conteúdos trabalhados, como forma de apropriação crítica do que foi ensinado. Dessa forma, ela depende de uma abordagem do conteúdo anterior por outras metodologias. A atividade foi organizada para durar idealmente dois períodos de 50 minutos, porém pode ser adaptada para durar apenas um período se a primeira parte da atividade for realizada pelos estudantes em casa. Recomenda-se a utilização de computadores com internet, porém celulares também podem ser utilizados.

A atividade é composta por três momentos principais:

1) Os estudantes são divididos em grupos e devem produzir uma síntese do conteúdo apresentado pelo professor em aulas anteriores. Essa etapa é importante para que os alunos possam exercitar a capacidade de compreender e sistematizar as informações, identificando os principais pontos abordados em sala de aula. Essa síntese não deve ultrapassar uma página, para que a inteligência artificial consiga trabalhar com eficiência.

2) Em seguida, os estudantes inserem o texto da síntese no ChatGPT e perguntam à inteligência artificial se a síntese está completa e se há algo que possa estar faltando. Essa etapa permite que os estudantes tenham um retorno imediato sobre a qualidade da síntese produzida, além de estimular o uso de tecnologias como ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem. É importante que a pergunta seja clara e objetiva para que o modelo entenda o que está sendo perguntado e possa dar uma resposta adequada. Por exemplo, uma pergunta pode ser: "O texto que escrevemos resume de forma completa as ideias de Platão sobre a metafísica?" ou "Há algum conceito importante que deixamos de mencionar em nossa síntese?".

3) Depois de fazer a pergunta, o ChatGPT irá gerar sua resposta para a pergunta. É importante lembrar que o modelo pode gerar respostas com algum grau de imprecisão ou incompletude. Portanto, a partir dos resultados fornecidos, os estudantes devem debater sobre os achados, verificando com o professor, com os colegas e com os materiais didáticos se as informações correspondem. As sínteses devem ser complementadas, com os grupos desenvolvendo especificamente os aspectos que foram identificados pela inteligência artificial como faltantes. Caso seja identificada pelo grupo uma informação equivocada da inteligência artificial, os estudantes deverão apontar isso na sua síntese e indicar a correção do erro.

Essa etapa é fundamental para o aprimoramento da compreensão do conteúdo e para a troca de ideias entre os estudantes e o professor, favorecendo a construção do conhecimento. É importante que os estudantes sejam incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias perspectivas sobre as ideias apresentadas.

Para avaliar a atividade, sugere-se que o professor adote uma avaliação formativa, que permita identificar o nível de aprendizagem alcançado pelos alunos ao longo do processo. A avaliação pode ser realizada por meio de observações em sala de aula, registro das discussões e participações dos alunos, além de uma análise dos resultados obtidos no ChatGPT.

Materiais de apoio: Celulares e computadores.

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