Stories Filosóficos

Título: Stories Filosóficos.

Tema: Variado.

Objetivo: Exercitar a experiência de problemas filosóficos através da produção de sínteses do conteúdo em formato reduzido e diretamente relacionado ao cotidiano discente.

Conceitos relevantes: O termo "Stories" foi originalmente criado pela empresa Meta como um recurso da rede social Instagram, baseado na experiência da rede social Snapchat. Trata-se de uma ferramenta que permite a publicação de imagens ou vídeos, que contam com até um minuto de duração, e que ficam disponíveis para acesso dos usuários por até 24 horas, sendo apagados automaticamente em seguida. Trata-se de um recurso amplamente utilizado para a divulgação de conteúdos dos mais diversos assuntos, contemplando desde notícias de portais jornalísticos até receitas culinárias - as possibilidades são muitas.

Referências:

Página oficial do Instagram: https://about.instagram.com/pt-br/features/stories

Tempo estimado: três períodos de 50 minutos cada.

Procedimentos:

Esta proposta de atividade não possui um conteúdo propriamente definido, podendo ser trabalhada numa grande variedade de temas diferentes. Dessa forma, cabe ao professo definir qual o melhor momento ao longo de seu planejamento para iniciar a atividade. A proposta é que, em grupos, os estudantes criem cinco stories (podendo ser imagens, vídeos ou conteúdos interativos da rede social) que contemplem os seguintes pontos do conteúdo trabalhado: contexto histórico, principais conceitos, exemplos de evidências da filosofia do autor no mundo contemporâneo e uma síntese e fechamento de tudo. Tudo isso deverá ser organizado e apresentado pelo grupo para a turma, num momento de discussão e síntese. Não há necessidade do conteúdo criado ser publicado nas redes.

A sugestão é que a atividade ocorra em até três períodos. O primeiro período fica dedicado ao trabalho conceitual em sala de aula através da busca de informações na internet, em que, através do tensionamento constante do professor quanto aos achados, poderá haver a possibilidade da experiência dos problemas estudados. Junto a esta busca, os estudantes deverão preparar um roteiro dos stories, especificando o que constará em cada um deles. Este roteiro deve ser preparado e entregue ao professor.

O segundo dia de atividade será propriamente o de criação, em que os estudantes, munidos de celulares, produzirão os conteúdos. O professor pode verificar a disponibilidade de outros espaços da escola para essa etapa, possibilitando que os estudantes tenham mais espaço e um ambiente mais calmo do que a sala de aula. Caso prefiram, os estudantes podem iniciar os trabalhos na escola e finalizar em casa. Recomenda-se que pelo menos iniciem sob a supervisão do professor para que este possa realizar um tensionamento sobre o uso da tecnologia, estimulando para que os estudantes realizem uma integração dos conteúdos filosóficos aos recursos digitais. Isso evita que práticas instrumentais da tecnologia digital sejam postas em prática.

Por fim, o terceiro dia de atividade fica reservado às apresentações dos grupos e as discussões que cada conjunto de stories poderá suscitar na turma. Nesse momento o professor deverá servir de provocador, tensionando o conteúdo criado pelos estudantes e estimulando para que a turma interaja e envolva-se no debate.

Como forma de avaliação, sugere-se que o professor adote principalmente critérios de uma avaliação formativa, acompanhando o desenvolvimento dos estudante ao longo do processo. Evidente que a entrega final será importante, porém não deve ser a única fonte de informação para o professor. Nesse sentido, é importante que o professor mantenha-se presente e atuante durante todo o desenvolvimento da atividade.


Materiais de apoio: Celulares e computadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofia no Sway

Abordagem hipermidiática de problemas filosóficos

As faces da felicidade